Posição Sistemática:
Reino: Animalia
Sub reino: Metazoa
Filo Cnidaria
Classe Hydrozoa
Classe Scyphozoa
Classe Cubozoa
Classe Conulata (fóssil)
Classe Anthozoa
Número de espécies:
No mundo: 11.000
No Brasil: 470
Características Gerais:
Os celenterados, ou cnidários, são os primeiros metazoários a exibir uma cavidade digestiva ou cavidade gastrovascular (1a ocorrência nos animais), com uma abertura única
que funciona como boca e ânus, portanto o tubo digestivo é incompleto. Todos os membros do filo possuem, ao redor da boca, tentáculos dotados de células urticantes (cnidoblastos) que auxiliam na captura de alimentos. A digestão enzimática do alimento começa nessa cavidade extracelularmente e termina no interior (intracelularmente) das células muscular-digestivas, que fazem parte da gastroderme.
Animais de corpo mole, os celenterados apresentam respiração e excreção por difusão simples e em qualquer parte da superfície corporal.
A maioria vive em ambientes marinhos, embora haja alguns exemplares de água doce. Muitos deles formam colônias gigantescas, como os corais. Possuem cores e formas diversas e muito atraentes, bastante apreciadas pelos mergulhadores. Algumas formas são livres, e se movimentam por jatopropulsão como as medusas, e outras são sésseis, como os pólipos.
O sistema nervoso é difuso (1a ocorrência nos animais) e formado por neurônios que se interligam da mesogléia para a gastroderme e epiderme. Não apresentam cérebro ou centro coordenador dos impulsos nervosos. Nas formas medusóides existem os ropálios, estruturas sensoriais formadas por células fotorreceptoras, e os estatólitos, relacionados ao equilíbrio do corpo. Entre a epiderme e a gastroderme existe a mesogléia, uma matriz gelatinosa, na qual se localizam as células nervosas. A mesogléia desempenha uma função principalmente de sustentação.
Fonte : http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Introducao.htm
Videos
Nenhum comentário:
Postar um comentário