Introdução
Ctenophora (do grego ktenes = pentes-; ophora = transporte) é um pequeno filo com cerca de 50 espécies atuais, conhecidas como águas-vivas de pente. Os animais que pertencem a esse filo são todos marinhos planctônicos, bioluminescentes.
São superficialmente semelhantes às medusas em sua forma globosa, sua mesogléia gelatinosa e sua transparência. No entanto, as semelhanças com as medusas podem representar mais uma convergência do que um relacionamento evolutivo próximo aos Cnidaria.
Os ctenóforos primitivos possuem corpos birradiais esféricos, mas muitas espécies tornam-se achatadas em graus variáveis, comprimidas ou deprimidas. O corpo pode ser dividido em dois hemisférios: o pólo oral (onde esta situada a boca) e o pólo aboral (região diametralmente oposta à boca).
Os indivíduos do filo distinguem-se dos demais por oito fileiras de pentes ciliares meridionais que propelem o corpo na natação, para a frente da extremidade oral. A 45º a partir do pólo aboral, emergindo de cada lado (sendo considerados dois) suspende-se um tentáculo contrátil com células adesivas denominadas coloblastos, que são utilizados para a captura de alimento.
Histologia
A parede de seu corpo é composta de uma epiderme externa, com células sensoriais e glandulares mucosas, seguida por uma camada de musculatura lisa e uma mesogléia espessa composta por fibras e amebócitos provenientes do mesoderma.
Sistemas
- Digestivo: é composto por um sistema de canais birradiais, que surgem de um estômago central (ou infundíbulo). Após a boca possuem uma faringe ciliada longa e achatada com poros que se abrem na mesogléia (provavelmente para regular o nível de fluido para sua flutuação), se estendendo ao longo do eixo polar até um estômago. A digestão ocorre de maneira extra e intracelular, o que não pôde ser digerido sai através dos poros anais (localizados no pólo aboral).
- Nervoso: Situado abaixo das fileiras de pentes, é uma rede nervosa subepidérmica bem desenvolvida.
- Sensorial: Possui um órgão chamado estatocisto que é responsável pelo senso de equilíbrio do animal em relação ao plano horizontal.
Alimentação
Os Ctenóforos são animais carnívoros e alimentam de outros animais planctônicos:
- Copépodos (crustáceos)
- Cnidários
- Outros Ctenóforos
Reprodução
A maioria dos membros do filo é hermafrodita e de fecundação externa, exceto às espécies que incubam seus ovos.
Espécies avistadas no Brasil
Em estudo realizado pelo CEBIMAR (MIGOTTO, Alvaro E. et al) as seguintes espécies possuem relatos de avistamento no Canal de São Sebastião, situado entre o continente e Ilha Bela:
- Beroe ovata (Chamisso & Eysenhardt 1821)
- Bolinopsis vitrea (L. Agassiz 1860)
- Leucothea multicornis (Quoy & Gaimard 1824)
- Mnemiopsis leidyi (A. Agassiz 1865)
- Ocyropsis crystallina (Rang 1828)
- Vallicula multiformis (Rankin 1956)
- Velamen parallelum (Fol, 1869)