Filo Arthropoda

Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.
Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior. Este fenômeno ocorre várias vezes para que o animal possa chegar a fase adulta.
Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.

CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODES: Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.
  
 Nº de patas
Classe
Exemplos
6
Insetos
Barata, Mosquito
8
Aracnídios
Aranha, escorpião
10
Crustáceos
Camarão, Siri
1 par por seguimento.
Quilópodes
Lacraia
2 par por seguimento.
Diplópodes
Piolho de cobra



Araneídeos

 

Artrópode da classe dos aracnídeos (ordem Araneida). Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc. 

Apesar de poucas aranhas possuírem a capacidade de intoxicar o homem, todas as aranhas são venenosas.

As aranhas se distinguem de outros aracnídeos por terem a cabeça e o tórax separados do abdômen por uma estreita cintura. Suas garras são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais.

A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.

Seu aparelho respiratório funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos.

As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. O coração situa-se na parte dorsal do abdômen.

É um animal que apresenta o esqueleto externo, conhecido como exoesqueleto, formado por uma substância chamada de quitina.

Os pêlos das aranhas não causam somente arrepios aos que tem fobia só de olhar um animal com muitas patas. São elementos importantes e de vital importância em sua sobrevivência. Os pêlos funcionam como sensores de deslocamento de ar.

As aranhas possuem hábitos diurnos e noturnos. As espécies noturnas, onde estão as caranguejeiras, possuem a visão deficiente e não reconhecem pessoas como agressores. A agressividade existe quando um conjunto de situações informa ao animal que ele está vulnerável ali existe uma presa. Estas reações envolvem, principalmente, movimentos bruscos, deslocamentos repentinos de ar, qualquer situação que envolva manuseio, contenção ou captura. 


Escorpionídeos



O corpo dos escorpiões é igual ao das aranhas, com uma única diferença: o abdome é dividido em duas partes, pré-abdome e pós-abdome. No pós-abdome, encontra-se a glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão.

O maior de todos os escorpiões pode atingir até 21 cm e o menor chega no máximo a 12 mm quando adulto.

Os escorpiões se destacam entre os aracnídeos por terem uma duração de vida que vai além de uma estação. Sua longevidade vai dos 2 aos 6 anos. O maior tempo de vida registrado para um escorpião chega até 8 anos.

Os escorpiões podem viver tanto em lugares desertos quanto nas matas. Vivem também debaixo de pedras, tijolos, telhas e nas fendas das árvores. Acumular entulhos de obras e lixo em quintais e terrenos baldios onde se propaga insetos que constituem um ótimo ambiente para os escorpiões que encontram uma dieta constituída de: aranhas, baratas, grilos e moscas. Quando não encontra comida, os escorpiões praticam o canibalismo, isto é, devoram-se uns aos outros.

O atributo mais notório de um escorpião é seu ferrão venenoso. O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro anti-escorpiônico é o único remédio eficaz contra as ferroadas dos escorpiões. Todas as espécies de escorpião são venenosas.

Entre as cerca de 1050 espécies conhecidas, apenas um pequeno número é perigoso para os seres humanos a maioria produz uma reação semelhante à da ferroada da abelha, que é muito dolorosa, embora geralmente não ofereça perigo de morte.

Para os insetos, que são alimento potencial de escorpiões, todos os escorpiões são mortalmente venenosos. 

Crustáceos

Também pertencentes à classe dos artrópodes os crustáceos fazem parte desta classificação por serem possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Como exemplo desta classe poderemos citar o camarão, a craca, a lagosta, o pitu, o siri e o caranguejo entre outros.

Podem encontrar-se crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas abissais dos oceanos, até glaciares e lagoas temporárias dos desertos.

O nome da classe vem do fato de terem um exoesqueleto de quitina endurecido pelo acúmulo de carbonato de cálcio, (do latim, crusta = carapaça dura).

A maior parte destes animais vivem no mar, mas existem alguns caranguejos que são capazes de viver também na terra. O tatuzinho, encontrado nos jardins é também pertence a esta classe e diferenciam-se dos demais artrópodes mandibulados por possuírem dois pares de antenas.

Quando adultos muitos se mostram completamente diferentes de quando nascem, pois nesta fase cobre-se com uma casca grossa .   Na sua fase larval, os crustáceos menores servem de alimento para muitos peixes.

O menor crustáceo existente é a pulga-d’água, é tão pequena que mal pode ser vista a olho nu; já o maior deles é o caranguejo.

De uma maneira geral, os crustáceos são carnívoros ou onívoros.  Eles alimentam-se de carne, peixe, mexilhão, as carnes magras são muito apreciadas em sua dieta.


Insecta


Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomon significa "inseto" e é derivado do radical "éntomos", que significa "cortado, dividido"; a maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. "Logos" significa fala, discurso, pensamento, estudo de algo. Sendo assim, Entomologia vem a ser o estudo dos insetos .

"Inseto" é outra palavra com um significado interessante, derivada do latim. Animale insectum significa "animal segmentado"; insectum é o particípio passado do verbo insecare, que quer dizer "cortar em" (partes). Portanto, a própria palavra inseto se refere ao fato desses animais possuem o corpo dividido segmentos.



Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.
Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.

Não é possível dizer que um inseto encontrado sobre uma planta qualquer sem maior importância econômica seja uma "praga". A maior parte das espécies de insetos (cerca de 98%) não se enquadram nessa categoria. Na realidade, essas espécies todas fazem parte de um delicado e importante, equilíbrio biológico natural, cuja perturbação pelo homem pode resultar no aparecimento de pragas.

Distribuídos por mais de 30 ordens. Um dos critérios usados para a classificação dos insetos é o número e a forma das asas. Citaremos aqui algumas ordens.

  • Himenópteros - asas parecidas com membranas - aqui se incluem insetos sem asas, como exemplo pode-se citar a formiga e a abelha
  • Dípteros - duas asas, como exemplo pode-se citar a mosca e o mosquito.
  • Coleópteros - asas formando estojo, como exemplo pode-se citar o besouro.
  • Ortópteros - asas retas, formando angulo reto com o corpo, como exemplo pode-se citar a barata e o gafanhoto. 

 Quilópodes


Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. C omo exemplo podemos citar as lacraias e as centopéias. Atualmente existem mais de 581 espécies descritas.

O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .

A maioria das espécies mede menos de 5 cm de comprimento mas algumas atingem os 25 cm. Os quilópodes possuem 1 par de antenas e seu sistema respiratório é traqueal.

Possuem garras na cabeça utilizadas para injetar o veneno na presa, veneno este que não é letal para o homem, porém causa muita dor.

Seu habitat é em galerias pluviais, canalizações subterrâneas e em troncos em decomposição, lixo etc..
O sistema de reprodução é sexuado, as fêmeas colocam seus ovos e tem muito cuidado com eles. O sistema digestivo é completo, começando na boca e terminando no ânus. 

Diplópodes

 

Incluindo o embuá e piolho-de-cobra os diplópodes ou milípedes (mil-pés) como também são chamados animais de lenta locomoção, herbívoros e se enrolam em espiral. Possuem um corpo cilíndrico, com 1 par de antenas e 2 pares de patas locomotoras por segmento (que podem variar de 20 a 100) e seu sistema respiratório é traqueal.

Esses animais habitam de preferência lugares úmidos, podem ser encontrados embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos apodrecidos, alimentam-se de vegetais mortos.

Fonte: Fiocruz
 

Por que os biomas brasileiros nunca estiveram tão ameaçados

Nos mais de 40 anos em que frequenta a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha de Florianópolis e conhecida por ser a maior lagoa de água d...