“O Paraná tem um sistema de ensino superior que é referência na graduação e na pós-graduação. A qualidade do ensino é resultado de uma política de valorização das universidades estaduais”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi a instituição que teve o maior número de cursos com cinco estrelas. Entre os avaliados na UEL, em relação ao ano anterior, sete subiram para o conceito cinco estrelas – Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Fisioterapia, Geografia, Química e Serviço Social.
Os cursos que se mantiveram com nota máxima, conceito "excelente", foram Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Secretariado Executivo e Zootecnia. Conquistaram quatro estrelas, os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Arquivologia; Artes Cênicas; Biblioteconomia; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Design; Design de Moda; Direito; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Física; Jornalismo; Matemática; Odontologia; Pedagogia; Psicologia e Relações Públicas.
Em relação à evolução dos conceitos obtidos pela UEL no Guia do Estudante, edições de 2005 a 2014, a média das notas subiu de 3,50 para 4,36. A diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Martha Marcondes, avalia o resultado como muito positivo. "Na evolução das notas, nós melhoramos o quadro. O trabalho de professores e dos agentes universitários, juntamente com o empenho dos estudantes, contribui com a qualidade do ensino na UEL", afirma.
Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sete cursos obtiveram a pontuação máxima – Agronomia (Maringá), Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática, Psicologia e Zootecnia. O guia classificou 40 cursos da UEM, dois a mais que no ano passado. Além das sete graduações com cinco estrelas, 26 receberam quatro estrelas e sete ficaram com três estrelas.
Obtiveram quatro estrelas os cursos de Administração; Agronomia (Umuarama); Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis (Maringá e Cianorte); Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Ciência da Computação; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia Agrícola; Engenharia de Produção; Estatística; Enfermagem; Farmácia; Física; Medicina; Música; Odontologia; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Sistemas de Informação.
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o curso de Odontologia obteve cinco estrelas. Já os cursos de Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Materiais; Farmácia; Física; Geografia; História; Jornalismo; Pedagogia; Serviço Social; Turismo e Zootecnia, receberam quatro estrelas.
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no campus Santa Cruz, o curso de Secretariado Executivo recebeu cinco estrelas. Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus Curitiba II, o curso de Dança recebeu cinco estrelas, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve dois cursos com a pontuação máxima: Secretariado Executivo, no campus Toledo, e Engenharia Agrícola no campus de Cascavel.
Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), os cursos de Agronomia e Sistemas de Informação, ambos do Campus Luiz Meneghel, obtiveram quatro estrelas. Já os cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas - Campus Luiz Meneghel; Pedagogia, Direito, Fisioterapia - Campus Jacarezinho; Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis - Campus Cornélio Procópio; receberam três estrelas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – A publicação que chega às bancas em 9 de outubro avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura. Para entrar no sistema de avaliação, o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano. Preenchidos esses critérios, os profissionais do Guia do Estudante contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.
Fonte: Governo do Estado do Paraná