Brasil: os jardins botânicos mais bonitos do país

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões-postais da capital paranaenseCidades como Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo possuem parques deslumbrantes que são referência em pesquisa botânica e atraem turistas por suas áreas verdes
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões-postais da capital paranaense

O Brasil reúne uma quantidade incontável de paisagens naturais que comprovam a riqueza e variedade de seus ecossistemas, considerados fundamentais para o equilíbrio do planeta. Com o avanço urbano, muitos destes biomas acabam perdendo boa parte de sua configuração original, dando lugar a panoramas onde predominam o concreto e o cinza, típicos de uma grande metrópole.

Para evitar o desaparecimento total de cenários como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado, surgiram os jardins botânicos no Brasil. Hoje, além de cumprirem a função fundamental no estudo e preservação de vegetais, e servirem como "pulmão" de algumas cidades, estes parques também atraem turistas por conta de seu aspecto relaxante, ideais para passeios a dois, piqueniques e caminhadas.

O Rio de Janeiro foi o pioneiro no segmento. Seu Jardim Botânico - considerado um dos mais bonitos do planeta -, foi inaugurado no longínquo ano de 1808 por Dom João VI. Atualmente, é alvo certeiro dos turistas, assim como o de Curitiba. O parque paranaense é o principal cartão-postal da cidade, uma verdadeira referência em biologia e arquitetura - por conta de sua estufa inspirada nos palácios Art Nouveau.

Para você que é apaixonado por paisagens naturais, ou simplesmente deseja relaxar em parques deslumbrantes, confira, a seguir, os jardins botânicos mais bonitos do Brasil.
Jardim Botânico Benjamim Maranhão - Localizada em João Pessoa, esta reserva é considerada o "Pulmão Verde" da capital paraibana, por conta de sua imensa vegetação em uma região central da cidade. Antes conhecido como "Mata do Buraquinho", o local recebeu o título de Jardim Botânico apenas no ano 2000, tornando-se um lugar de estudo e preservação da vegetação de Mata Atlântica. O parque possui trilhas abertas ao público, com visitações que podem ser acompanhadas de guias especializados.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro - É o mais antigo Jardim Botânico do país. Inaugurado por Dom João VI em 1808, o gigantesco espaço é uma referência científica, botânica e turística, sendo um dos mais emblemáticos cartões-postais da Cidade Maravilhosa. A reserva dá nome, inclusive, ao bairro em que fica localizado, o que comprova sua relevância. São 54 hectares e mais de 6500 espécies de vegetais, espalhadas ao ar livre e em estufas, formando um dos cenários mais belos do país, aos pés do Cristo Redentor.
 O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de existência
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de existência

Jardim Botânico Valmor de Souza - Localizado na cidade paulista de Jundiaí, o Jardim Botânico Valmor de Souza foi inaugurado em 2004 para proteger e resgatar uma área anteriormente degradada. O diferencial deste moderno parque é que ele dispõe de uma completa infraestrutura de lazer, com ciclovias, pistas de caminhada, trilhas e até cachoeiras. Tudo isso emoldurado por uma imensa área verde de mais de 150 mil metros quadrados.


Instituto Inhotim - É uma das atrações mais visitadas de todo o estado de Minas Gerais. Situado em Brumadinho, a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte, o Centro de Arte Contemporânea Inhotim é um verdadeiro museu a céu aberto que mistura obras de diversos artistas com a beleza da vegetação nativa. A reserva - que recebeu a alcunha de Jardim Botânico em 2010 -, compreende uma gigantesca área de 700 hectares, mas somente 96 estão abertos a visitação. O local possui a maior variedade de espécies de plantas entre os jardins botânicos do Brasil: são mais de 4200, que formam um belíssimo contraste com os monumentos espalhados pelo parque.
Inhotim, que recebeu o título de Jardim Botânico em 2010, é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina
Inhotim, que recebeu o título de Jardim Botânico em 2010, é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina

Jardim Botânico de Manaus - Este Jardim Botânico ocupa cerca de cem hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma grande área verde amazônica bem no centro urbano de Manaus. Bem estruturado, dispõe de três quilômetros de trilhas em meio a árvores centenárias, além de um torre de observação com 42 metros de altura, de onde se tem uma vista privilegiada para todo o ecossistema.

Jardim Botânico Plantarum - O Plantarum fica na cidade paulista de Nova Odessa, a cerca de 120 quilômetros da capital. Criado em 1990 para pesquisas, o local só foi aberto ao público em 2011, em uma reserva de aproximadamente 10 hectares. Hoje, apresenta um dos maiores acervos de plantas da América Latina, em número de espécies. São mais de 3,6 mil, espalhadas pelos 80 mil hectares do parque.
O Plantarum, em Nova Odessa (SP), reúne uma das maiores coleções de espécies de plantas da América Latina
O Plantarum, em Nova Odessa (SP), reúne uma das maiores coleções de espécies de plantas da América Latina

Jardim Botânico de Salvador - Transformado em Jardim Botânico em 2002, o Horto da Mata dos Oitis é uma imensa reserva com mais de 60 mil vegetais de diferentes biomas. Além das endêmicas - como o oiti-da-bahia e o jacarandá-da-bahia -, o local também abriga plantas típicas de ecossistemas como Mata Atlântica, Amazônia, Restinga, Mangezal, Cerrado e Caatinga.

Jardim Botânico de São Paulo - O Jardim Botânico de São Paulo é uma excelente alternativa para quem quer fugir do burburinho de parques agitados, como o Ibirapuera e o Villa Lobos. Mais sossegado e igualmente exuberante, o local 360 mil metros quadrados de área verde, com milhares de espécies de plantas, riachos, fontes, escadarias históricas e duas imponentes estufas de vidro. Uma delas abriga inúmeros gêneros de vegetais típicos de Mata Atlântica, e outra designada a exposições botânicas.
Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos melhores parques da capital paulista
Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos melhores parques da capital paulista

Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas" - Situado na cidade paulista de Sorocaba, o "Irmãos Villas-Bôas" é o mais recente Jardim Botânico da lista, inaugurado em março de 2014. Por isso, dispõe de estrutura moderna, com pequenas e sinalizadas trilhas, orquidários, roseiral, mirantes de observação e um belíssimo palacete de cristal. Abrange uma área de 70 mil metros quadrados, e abriga espécies de plantas que variam entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

Jardim Botânico de Brasília - Fundado em 1985, foi o primeiro Jardim Botânico do Brasil composto, predominantemente, por vegetação do Cerrado. Dos mais de cinco mil hectares do parque, "apenas" 526 estão abertos ao público. Neste espaço, há trilhas, mirantes, lanchonetes, anfiteatro, áreas para piquenique, um museu e uma coleção de jardins temáticos.
Em Brasília, a vegetação de Cerrado predomina no Jardim Botânico
Em Brasília, a vegetação de Cerrado predomina no Jardim Botânico

Jardim Botânico de Porto Alegre - Fundado em 1958, o espaço belíssimo espaço de 39 hectares possui mais de 600 espécies e cerca de três mil exemplares de vegetais dos mais diversos biomas brasileiros. O local abriga ainda um banco de sementes, destinado à preservação e replantio de plantas ameaçadas. Dentro do parque há também o Museu de Ciências Naturais, com exposições sobre paleontologia, zoologia e botânica.

Jardim Botânico de Curitiba - É um dos maiores cartões-postais da capital paranaense, recebendo cerca de um milhão de pessoas por ano. Inaugurado em 1991, o local possui quase 280 mil metros quadrados de vegetação muito bem preservada, com destaque para os imensos jardins ao melhor estilo europeu, com plantas em formatos geométricos que se contrastam com os monumentos do parque. O maior destaque são as duas estufas; a principal delas, com aspectos Art Nouveau, impressiona pela beleza e a riqueza de detalhes, inspirados no Palácio de Cristal de Londres.
Espaçoso, o Jardim Botânico de Curitiba tem decoração inspirada nos jardins europeus, e estufa erguida aos moldes do antigo Palácio de Cristal de Londres
Espaçoso, o Jardim Botânico de Curitiba tem decoração inspirada nos jardins europeus, e estufa erguida aos moldes do antigo Palácio de Cristal de Londres

Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira - Situado na cidade de Goiânia, capital de Goiás, o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira é destinado ao estudo e conservação de espécies típicas da vegetação do cerrado. São cem hectares divididos em três áreas, onde há lagos de preservação de plantas aquáticas, borboletário, viveiro, horto medicinal, anfiteatro e orquidário, além de trilhas ecológicas abertas ao público.

Jardim Botânico do Recife - O Jardim Botânico da capital pernambucana promove uma verdadeira imersão à vegetação que predomina na cidade. O parque de dez hectares oferece aos visitantes inúmeras atividades relacionadas à educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exibição de vídeos, visita guiada aos viveiros e orquidários, além de uma exposição permanente sobre a Mata Atlântica.
O Jardim Botânico do Recife possui dez hectares de vegetação típica de Mata Atlântica
O Jardim Botânico do Recife possui dez hectares de vegetação típica de Mata Atlântica

Jardim Botânico de Belo Horizonte - O Jardim Botânico de Belo Horizonte é um dos mais bem estruturados para receber turistas no Brasil. Localizado na região da Pampulha, uma das áreas mais visitadas da capital mineira, o local possui cerca de dez hectares que se dividem com o igualmente deslumbrante Jardim Zoológico. O local dispõe de estufas e jardins temáticos e praças abertos ao público. Praticamente todo o espaço do parque é acessível aos portadores de deficiência.

Fonte: Pure Viagem

Por que os biomas brasileiros nunca estiveram tão ameaçados

Nos mais de 40 anos em que frequenta a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha de Florianópolis e conhecida por ser a maior lagoa de água d...