Asquelmintos

Características Gerais:

         Os asquelmintos são triblásticos, protostômios, pseudocelomados (cavidade só parcialmente revestida pela mesoderme). Seu corpo cilíndrico, alongado, exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. Entre os asquelmintos, o grupo mais numeroso e de maior importância para o homem é a classe Nematoda, à qual muitos autores atribuem a categoria de filo (filo Nematelminthes).
Os nematódeos são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários (Bongers, 1988 apud Boucher & Lambshead, 1995). Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Mais de 20.000 espécies já foram descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais (Briggs, 1991). Recentemente, aclamou-se que os nematódeos são uma das três principais radiações de organismos multicelulares que têm produzido a maioria das espécies do mundo, sendo as outras radiações os insetos e os fungos (Gaston, 1991).
A grande diversidade de espécies não é baseada em grande diversidade de estrutura corpórea. Os nematódeos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5mm de comprimento (Nicholas, 1984). Têm o corpo construído ao longo do mesmo plano fundamental. O corpo é um cilindro quase perfeito, delgado e alongado, com ambas as extremidades fechadas em vários graus, parecendo de filiforme, em sua maioria, a um fuso. O corpo é essencialmente um tubo dentro de outro tubo. O tubo externo é a parede corpórea, constituída, externamente, por uma cutícula complexa e, internamente, por uma camada de músculos longitudinais. O tubo interno é o trato digestivo, que é terminal na extremidade anterior mas subterminal posteriormente. Entre a parede e o tubo digestivo há a cavidade corpórea ou pseudoceloma, preenchida por líquido, na qual os órgãos reprodutores são encontrados.
Todas as espécies são dióicas (fecundação interna), ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual. Há muitas espécies parasitas do homem e outros vertebrados. Apresentam cerca de 10 mil espécies.

Os Asquelmintos :

Filo : Nematoda
Filo : Nematomorpha
Filo : Rotifera
Filo : Acanthocephala
Filo : Kinorhyncha
Filo : Loricifera
Filo : Gastrotricha
Filo : Tardigrada

 Fonte :  http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Asquelmintos/Gerais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que os biomas brasileiros nunca estiveram tão ameaçados

Nos mais de 40 anos em que frequenta a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha de Florianópolis e conhecida por ser a maior lagoa de água d...