Carcinogénos



Substância ou agente que produz câncer. Um carcinógeno é qualquer substância, situação ou exposição que pode danificar o material genético(DNA). As centenas de carcinógenos conhecidos incluem: fatores internos criados no organismo pelosprocessos metabólicos (p. ex., radicais livres, hormônios), vírus (p. ex., hepatite B, papilomavírus humano),substâncias químicas, (p. ex., tabaco, álcool, asbesto industrial) e radiação (p. ex., radiação diagnóstica, luz ultravioleta).

Tipos de Carcinogénos

Por um agente que pode ser substâncias : Químicas (arsênico, asbesto, aminas aromáticas,benzeno, cromatos, niquel, cloreto de vinil, álcool, nozes de betel, tabaco, agentes alquilantes, dietilestilbestrol, oximetolona, torotrast).Vírus, radiação ou luz solar.Entre os mais conhecidos estão : fumo, álcool, arsênico, asbestos, benzeno, cromo, níquel, fenacetina, estrógenos, radiações, sacarina, prolactina, fenobarbitúricos e alguns pesticidas.

Carcinogênese

Como é o processo de carcinogênese?

Estágio de iniciação

É o primeiro estágio da carcinogênese.

Nele as células sofrem o efeito de um agente carcinogênico (agente oncoiniciador) que provoca modificações em alguns de seus genes.

Nesta fase as células encontram-se geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.

Estágio de promoção

As células geneticamente alteradas sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores.

A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor.

A suspensão do contato muitas vezes interrompe o processo nesse estágio.

Estágio de progressão

É o terceiro e último estágio e caracteriza-se pela multiplicação descontrolada, sendo um processo irreversível.

O câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

O fumo por exemplo, é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese.

Carcinógenos Químicos

As substâncias químicas cancerígenas são encontradas distribuídas na natureza, compreendendo desde alimentos naturais até compostos altamente modificados pelo homem.

Existe grande variação entre os indivíduos e entre os diferentes tecidos na eficiência de reparação do DNA. Alguns carcinógenos químicos além de sua ação mutagênica inibem a atividade das enzimas reparadoras. Dessa forma, as substâncias químicas provocam tumores na dependência de vários fatores do indivíduo e do ambiente.

Os carcinógenos químicos se ligam ao DNA e causam mutações

Mutações que levam ao câncer podem ocorrer em :proto-oncogenes (codificam proteínas que estimulam o ciclo celular; mutação dominante).Genes supressores de tumores (codificam Proteínas que controlam o ciclo celular; mutação recessiva).Desenvolvimento do câncer: processo lento e gradual ex.: 2-naftilamina e câncer de bexiga em operários de indústria química(incidência dependente do período de exposição).

Os principais carcinógenos químicos conhecidos

-Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos

- Aminas Aromáticas

- Azocompostos

- Alquilantes

- Nitrosaminas

- Aflatoxinas

- Asbesto

- Cloreto de Vinil

- Carcinógenos Inorgânicos

Tabaco

 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);

 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);

 As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer.

Carcinógenos Virais

Diversos vírus de DNA e RNA implicam na formação de tumores nos seres humanos e animais.Portanto infecções virais constituem um importante fator de risco, passível de controle na etiologia do câncer.

Carcinogénos virais causam transformações pela capacidade de integrarem com seus genomas não DNA da célula hospedeira

Geralmente os vírus são responsáveis pela produção de uma proteína transformadora,codificada por um oncogene, que mantém o estado transformado no interior da célula.Para os vírus de DNA, a entrada na célula do hospedeiro é seguida por transcrição de DNA viral,em mRNA viral e tradução em proteínas virais O DNA celular e o DNA viral são replicados igualmente antes da divisão celular,finalmente,uma das cópias do genoma viral são integradas ao genoma hospedeiro.

Para o vírus de RNA não é possível a integração direta no genoma hospedeiro

Justamente por seu genoma ser RNA. O RNA viral é convertido em uma cópia de DNA, o provírus, utilizando o RNA como modelo e a enzima transcriptase reversa, codificada pelo vírus. O provírus então é integrado ao genoma hospedeiro e replicado com ele. Os vírus de RNA com potencial carcinogêno são chamados de oncomavírus. Podem causar Leucemia em mamíferos entre outros.

Radiação

A radiação solar consiste em luz de diferentes comprimentos de onda. Quanto menor o comprimento de onda, maior a energia da radiação.Os raios UV estão na faixa de 200nm a 400nm. A radiação UV estimula reações fotoquímicas que têm efeitos importantes sobre a pele humana, dependendo do comprimento de onda e da quantidade de energia.

Alguns padrões seqüenciais do DNA são mais susceptíveis a sofrerem danos pela radiação UV

Como é o caso das bases pirimídicas citosina e timina. Em câncer de pele, a citosina (C) é habitualmente substituída pela timina (T), mas essa mutação só ocorre quando C está próxima de T ou outra C. Algumas vezes, duas citosinas adjacentes (CC) são substituídas por duas timinas (TT). Essa formação de dímeros de timina ocorre quase exclusivamente como resultado da exposição aos raios UV e só é considerada mutação se as bases substituídas na célula mãe encontram-se também substituídas nas células-filhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que os biomas brasileiros nunca estiveram tão ameaçados

Nos mais de 40 anos em que frequenta a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha de Florianópolis e conhecida por ser a maior lagoa de água d...