O papel da floresta nas mudanças climáticas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e o Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CEClima) lançaram a cartilha “A Floresta Amazônica e Seu Papel nas Mudanças Climáticas”, publicação que explica de forma simplificada o papel da Floresta Amazônica no contexto das mudanças climáticas. Os autores Maria Thereza Campos e Francisco Gasparetto Higuchi adotaram uma linguagem simples e acessível para tratar de temas como: o que é floresta e os serviços ambientais prestados por ela, o que é e como se calcula a biomassa das florestas e o papel que estas exercem nas mudanças climáticas.
A publicação aborda o papel fundamental das florestas na estabilização das concentrações dos gases de efeito estufa e na minimização dos efeitos das mudanças climáticas, por serem grandes “armazéns de carbono”. Mas mostra também que a importância das florestas não para por aí e que elas também ajudam a manter o ciclo das chuvas, a estabilizar o clima, a conservar a biodiversidade, e que sua manutenção traz benefício não apenas para as populações que a habitam, mas para o Brasil e para o mundo.
A cartilha faz parte do Programa Estadual de Florestas e Serviços Ambientais amazonense, que tem entre seus objetivos desenvolver projetos de Redução de Emissões do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD), que auxiliem no combate ao desmatamento no Estado, além de promover ações para consolidação da base de dados sobre os estoques e sequestros de carbono nas florestas do Amazonas, para que projetos de pagamento por serviços ambientais possam ter bases científicas sólidas.
Conheça a cartilha “A Floresta Amazônica e Seu Papel nas Mudanças Climáticas”, na Biblioteca do site.


Fonte : IPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que os biomas brasileiros nunca estiveram tão ameaçados

Nos mais de 40 anos em que frequenta a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha de Florianópolis e conhecida por ser a maior lagoa de água d...